"Saber ler é uma condição indispensável para que o indivíduo participe de forma efetiva da construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade".
Os professores devem privilegiar a leitura para estudo, para a aquisição de informações de várias fontes (jornais, revistas, enciclopédias, etc) explorando as peculiaridades desses tipos de texto, eles certamente estarão contribuindo de forma efetiva para a diminuição do contingente de "analfabetos funcionais", que são aquelas pessoas que aprenderam a ler, mas não têm letramento, porque não desenvolveram o hábito de ler fora da escola e, por conseguinte, não sabem tirar proveito da leitura, nem do ponto de vista formativo, nem instrumental, e o que é pior, terminam regredindo, perdendo a habilidade de ler, por mera falta de prática, chegando até a evitar a leitura. Nessas altura, o ato de ler se torna cansativo, penoso e aborrecido. Daí, a incompreensão do texto que, dita de outra forma, nada mais é do que a indisposição para encontrar sentido no que se lê.
<< Página inicial