Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Leitura de Lendas

"Saber ler é uma condição indispensável para que o indivíduo participe de forma efetiva da construção e reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano na sua totalidade".





Os professores devem privilegiar a leitura para estudo, para a aquisição de informações de várias fontes (jornais, revistas, enciclopédias, etc) explorando as peculiaridades desses tipos de texto, eles certamente estarão contribuindo de forma efetiva para a diminuição do contingente de "analfabetos funcionais", que são aquelas pessoas que aprenderam a ler, mas não têm letramento, porque não desenvolveram o hábito de ler fora da escola e, por conseguinte, não sabem tirar proveito da leitura, nem do ponto de vista formativo, nem instrumental, e o que é pior, terminam regredindo, perdendo a habilidade de ler, por mera falta de prática, chegando até a evitar a leitura. Nessas altura, o ato de ler se torna cansativo, penoso e aborrecido. Daí, a incompreensão do texto que, dita de outra forma, nada mais é do que a indisposição para encontrar sentido no que se lê.