Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

sábado, 1 de dezembro de 2007


Durante duas semanas trabalhamos com o Projeto Africanidade.
É totalmente inadmissível o fato de existir, ainda, em nosso país, atitudes de preconceito. Somos um país multicultural, de população miscigenada e grande parte das pessoas ainda não se deram conta disso e continuam agindo como se a cor da pele fosse fator importante para qualquer tipo de relacionamento. É hora de mudar esta situação.
A alguns anos atrás, tive uma aluna que simplesmente se recusou a pintar o Saci de preto. Um detalhe: ela era negra. Analisando o fato, então essa menina não gostava de si mesma, tinha vergonha da própria cor. Desde esse dia passei a observar mais cuidadosamente cada uma das atividades trabalhadas, e sempre que surge oportunidade, (surgem muitas) em sala de aula procuro ressaltar a diversidade cultural. Resultado, é comum ver meus alunos retratando em seus desnhos caracteristicas deles próprios. Atitudes anti-discriminatórias devem ser trabalhadas sempre, não apenas no Dia da Conciencia Negra, apenas por mera exigencia curricular.
Nenhuma criança nasce preconceituoso, ela transforma-se, influenciada pelo ambiente no qual está inserida, e logicamente irá reproduzir atitudes vivenciadas anteriormente.
Cabe a cada um de nós fazermos nossa parte para podermos viver em um mundo melhor, com mais amor, respeito e solidariedade entre as pessoas.




Algumas atividades realizadas durante o Projeto:
Assistimos ao Filme Kirikú
Os alunos confeccionaram um livro de histórias sobre o filme e montaram um jogo da memória com imagens do filme.
Leitura do Livro Menina bonita do laço de fita.
Os alunos confeccionaram uma história em quadrinhos sobre o livro.
Confecção das bonequinhas afros, que encantaram a todos na exposição.
Trabalhamos também a influência dos descendentes africanos em nossa cultura.
Palestra com a prof. de história Ana Cristina
Montei um slide com imagens belíssimas da África e passei para a turma.