Durante duas semanas trabalhamos com o Projeto Africanidade.
É totalmente inadmissível o fato de existir, ainda, em nosso país, atitudes de preconceito. Somos um país multicultural, de população miscigenada e grande parte das pessoas ainda não se deram conta disso e continuam agindo como se a cor da pele fosse fator importante para qualquer tipo de relacionamento. É hora de mudar esta situação.
A alguns anos atrás, tive uma aluna que simplesmente se recusou a pintar o Saci de preto. Um detalhe: ela era negra. Analisando o fato, então essa menina não gostava de si mesma, tinha vergonha da própria cor. Desde esse dia passei a observar mais cuidadosamente cada uma das atividades trabalhadas, e sempre que surge oportunidade, (surgem muitas) em sala de aula procuro ressaltar a diversidade cultural. Resultado, é comum ver meus alunos retratando em seus desnhos caracteristicas deles próprios. Atitudes anti-discriminatórias devem ser trabalhadas sempre, não apenas no Dia da Conciencia Negra, apenas por mera exigencia curricular.
Nenhuma criança nasce preconceituoso, ela transforma-se, influenciada pelo ambiente no qual está inserida, e logicamente irá reproduzir atitudes vivenciadas anteriormente.
Cabe a cada um de nós fazermos nossa parte para podermos viver em um mundo melhor, com mais amor, respeito e solidariedade entre as pessoas.
Algumas atividades realizadas durante o Projeto:
Assistimos ao Filme Kirikú
Os alunos confeccionaram um livro de histórias sobre o filme e montaram um jogo da memória com imagens do filme.
Leitura do Livro Menina bonita do laço de fita.
Os alunos confeccionaram uma história em quadrinhos sobre o livro.
Confecção das bonequinhas afros, que encantaram a todos na exposição.
Trabalhamos também a influência dos descendentes africanos em nossa cultura.
Palestra com a prof. de história Ana Cristina
Montei um slide com imagens belíssimas da África e passei para a turma.
<< Página inicial