Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Poesias sobre Trabalho

Tão
Tão bom barbeiro que cortava até juba de leão.
Tão bom bombeiro que apagava até fogo de vulcão.
Tão bom veterinário que fazia condor ficar se dor.
Tão bom professor primário que transformava um burro num doutor.
Tão bom atleta que só ouvia dizer: "Venceste!"
Mas não tão mau poeta que escrevesse um poema como este.
José Paulo Paes
###
Profissões
O MARUJO: Marinheiro pequenino
Bebeu água ao se deitar.
Acordou de madrugada:
a sua cama era um mar.
O CARPINTEIRO: Bate bate martelinho
Mas não bata feito cego.
Cuidado com o meu dedo
Que o meu dedo não é prego.
O BOMBEIRO:Blen Blen Blen Blen
Quem vem? quem vem?
É o bom bombeiroe vem ligeiro.
Alguém o chama pra apagar a chama.
Ele vem que vemBlen Blen Blen Blen.
José Paulo Paes
###
O Trabalho e o Lavrador
O que disse o pão ao padeiro?
Antes de pão, eu fui farinha,
Farinha que o moinho moía
Debaixo do olhar do moleiro.
O que disse a farinha ao moleiro?
Um dia fui grão de trigo
Que o lavrador ia colhendo
E empilhando no celeiro.
O que disse o grão ao lavrador?
Antes de trigo, fui semente,
Que tuas mãos semearam
Até que me fizesse em flor.
O que disse o lavrador às suas mãos?
Com vocês, lavro essa terra,
Semeio o trigo, colho o grão,
Môo a farinha e faço o pão.
E a isso tudo eu chamo trabalho.
Sérgio Capparelli
###
A Bailarina
Esta Menina
Tão pequenina
Quer ser bailarina
Não conhece nem dó nem ré,
Mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá,
Mas inclina o corpo para lá e para cá.
Não conhece nem lá nem si,
Mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
E não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
E diz que caiu do céu.
Esta MeninaTão pequenina
Quer ser bailarina
Mas depois esquece todas as danças,
E também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles