Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

sábado, 6 de outubro de 2007

Nossa Senhora, me dê a mão, cuida do meu ♥...

Lenda de Nossa Senhora do Rosário



Há muitos anos atrás, no tempo em que só existia a Fortaleza, duas igrejinhas e poucas ruas e casas em Rio Pardo, viviam aqui muitos soldados.

Eles estavam lutando contra os espanhóis e os índios pelas terras. Além dos soldados, tinha também algumas pessoas que vendiam coisas para eles, ou que andavam pelos campos tropeando gado, ou que estavam esperando para receber suas terras ou que tinham fazendas de criação de gado por perto. Enfim, tinha pouca gente.

Na Fortaleza tinha um capitão que era muito devoto de Nossa Senhora do Rosário. Levantava todos os dias, bem cedinho, de madrugada e rezava para ela.

Então, numa madrugada, ele levantou cedo, pegou o rosário e começou a caminhar pela Fortaleza a rezar. Naquele tempo como não havia luz elétrica e tinha poucas casas, enquanto o sol não saía, era muito escuro. E de madrugada com todos dormindo, tudo ficava mais quieto.

E foi por isso que o capitão ouviu um barulho diferente. Prestou atenção e eram cavalos. Ele pensou rápido: os seus companheiros estavam dormindo, não estavam esperando reforços... só podia ser o inimigo! Correu e acordou seus companheiros, que se armaram e ficaram esperando em posição de defesa.

Eram mesmo os inimigos! Os soldados espanhóis estavam chegando para atacar. Mas os soldados portugueses da Fortaleza foram avisados em tempo pelo seu capitão e colocaram os inimigos a correr.

Quando o perigo passou, todos se deram conta do que tinha acontecido: foi porque o capitão era devoto de Nossa Senhora do Rosário e rezava para ela, que os soldados tinham conseguido defender o Forte e a Vila. Por isso, pediram ao Bispo que trocasse o Padroeiro de Rio Pardo, que era Santo Ângelo, para Nossa Senhora do Rosário!





♥ Os alunos receberam, no dia 02/10, em frente da escola, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário... Cantaram e rezaram para ela.