Brincando na Escola

"Escola é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.(...) Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade(...)" Rubem Alves

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Produções de textos: Lendas Folclóricas

A Iara
A Iara é uma bela moça com rabo de sereia.
Ela fica na beira dos rios cantando para encantar e atrair os marinheiros, fazendo com que seus barcos batam nas pedras e naufraguem.
A Iara adora senta-se ao sol para pentear seus longos cabelos ou para admirar sua beleza no espelho. Ela é tão bela que ninguém resiste a sua beleza e ao seu canto, por isso, quando vê-la, pense muito bem antes de ir ao seu encontro.
(Andressa)

O Saci
O Saci era um menininho negrinho que tinha uma perna só.
Ele gosta de fazer nó no rabo dos cavalos. Ele causa um redemoinho por onde passa.
O Saci é muito levado.
(Edgar)

A Iara
A Iara era uma moça linda. Ela morava no mar e quando os homens chegavam perto do mar, ela cantava. Como sua voz era linda, eles ficavam hipnotizados com seu canto e com sua beleza.
A Iara levava os homens para dentro do mar e depois pegava tudo de valor deles. Quando eles acordavam, ela sumia. A Iara era uma sereia muito má para os homens e também para as mulheres e as crianças.
A Iara era muito vaidosa, e também adorava nadar com os peixes.
(Ana Paula)

O Saci
O Saci é um menino negrinho que anda só com uma perna e fuma um cachimbo. Ele faz muita travessura.
Às vezes ele coloca areia no feijão e dá nó na crina dos cavalos.
Um dia, Narizinho estava procurando seu brinco. O Saci havia escondido numa árvore. Noutro dia, ele queria botar o Rabicó na fogueira. Dona Benta falou ao Saci:
_ Estou louca de tanta travessura que você faz!
Mas se você quiser pegar o Saci é só você pegar o capuz dele e colocar ele numa garrafa que ele fica pequeno. Depois é só fechar!
(Guilherme)

O Lobisomem
O Lobisomem é metade gente e metade bicho.
Ele sai a noite, a meia-noite, quando é lua cheia e ataca as pessoas.
Em uma família de seis filhos, o mais velho vira lobisomem.
O Lobisomem ataca os galinheiros, mas não ataca os cachorros.
(Natanael)

A Iara
Era uma vez, na beira de um rio, uma mulher de cabelos longos e ondulados com a metade do seu corpo humano e a outra metade peixe. Da cabeça até a cintura ela era humana, com lindos peitos, da cintura para baixo era peixe.
Ela vivia sentada em uma pedra cantando uma linda canção que encantava todos que passavam por ali. Seu olhar encantador enfeitiçava os pescadores.
(Taiglo)

A Promessa do Saci
O Saci era um negrinho que só tinha uma perna e se chamava Pererê. Ele morava num mato, perto de uma fazenda de cavalos.
Num certo dia de Primavera o Saci Pererê saiu a caminhar, e perto do mato em que ele morava encontrou dois cavalos de raça do fazendeiro, presos num cercado cheio de pasto. Naquele momento ele pensou em fazer mais artes. Então ele deu nó na crina dos cavalos e soltou os animais no mato.
O fazendeiro vendo o acontecimento ficou furioso e mandou os empregados capturarem o capuz do Saci e prende-lo numa garrafa.
No outro dia, os empregados estavam muito bem preparados para capturar o Saci. Uns minutos depois o Saci apareceu e os empregados o capturaram e o prenderam numa garrafa, depois, deram o capuz para o chefe.
O fazendeiro tinha um filho, o Diego. Esse filho era muito bom com todas as pessoas. Ele viu o Saci dentro da garrafa e resolveu soltá-lo.
O Saci prometeu para Diego que nunca mais iria aprontar na fazenda, mas não prometeu não aprontar nas outras fazendas.
(Tiago)

O Saci
Era uma vez um menino alegre, arteiro e sapeca. Ele era muito medonho.
Um dia ele pegou a bolsa de uma jovem e escondeu atrás da árvore e ela saiu correndo atrás dele. Ela não alcançou ele, mas achou sua bolsa. Ela disse para ele:
_ Você é medonho!
Ele respondeu:
_ Você não me alcançou!
_ Não, mas da próxima vez alcanço.
_ Duvido!
Então a Mãe Natureza falou com ele e disse:
_ Você não tem vergonha? Os outros ajudam nas tarefas e você só incomoda. Saci, você não ganhou nota A, você ganhou nota F.
( Schirley)

A Iara
A Iara é uma sereia muito bela, com cabelos longos pretos.
Ela vive pelas águas esperando um pescador aparecer para ser encantado. Ela é muito alegre e gosta dos peixes.
De repente apareceu um pescador, e com seu belo canto a Iara o encantou e o levou para as águas do mar. Quando o pescador acordou, estava encantado pela Iara, no fundo do mar. E se apaixonaram um pelo outro. O pescador era humano e a Iara era uma sereia.
Alguém disse para eles que deveriam pegar na casa do tubarão, sem acordá-lo, uma poção. Depois de tanto esforço, o pescador tomou a poção e os dois puderam viver felizes para sempre. Eles tiveram muitas sereias e tritons, e contruíram uma família muito unida.
(Ana Carla)


A Iara
Era uma vez uma menina chamada Iara.
Ela era muito bonita. Tinha os cabelos compridos e pretos, os olhos azuis como o céu e cantava lindas melodias.
Gostava muito de pentear os cabelos.
Mas ela tinha um sonho: nadar como um peixe e viver como eles. Ela queria ser uma sereia, com a cauda tapada de escamas coloridas.
Um dia ela contou para sua mãe o seu sonho e sua mãe lhe disse:
_Todos nós temos sonhos, mas às vezes estes sonhos não se realizam, mas podemos bem viver com eles.
(Anna Luiza)


O Saci
O Saci é um moleque esperto, pretinho e corajoso. Ele tem uma perna só. Ele usa um gorrinho vermelho.
Ele gosta de fazer arte. Ele amarra a crina dos cavalos e bota terra no feijão, bota limão no leite e esconde as coisas dos outros.
O Saci gosta de assustar as pessoas. Ele é alegre e gosta das pessoas. Mesmo tendo uma perna só, ele corre muito.
O Saci mora em um sítio.
Ele tem dois amigos: O Curupira e a Cuca.
(Elnatã)